SIGA CURSOS THELMA KORTE NO FACEBOOKBLOG DE THELMA KORTE SIGA THELMA KORTE NO INSTAGRAMSIGA THELMA KORTE NO LINKEDINSIGA THELMA KORTE NO PINTERESTSIGA CURSOS THELMA KORTE NO YOUTUBE



sábado

MINHA RECEITA DE BOLO DE IOGURTE COM FARINHA INTEGRAL

Hoje feriado, não dei aula.

Como tinha uma reunião com um grupo da Fundação ACL, resolvi fazer um bolo para levar.

Não queria ficar muito tempo na cozinha, pois tinha outras coisas para fazer, então me lembrei de uma receita de bolo de iogurte que é bem fácil de fazer e costuma dar certo, mesmo para as não cozinheiras (como eu...).

Mas como estou ficando ousada na cozinha, resolvi modificar a receita colocando farinha integral e frutas secas.

E como estou muito confiante mesmo, sabia que iria dar certo.

E então fui fazer o bolo.

Na hora de colocar o  último ingrediente que era o fermento..., adivinhem...: para minha surpresa, estava vencido!!!

Meu Deus!!! E agora???

Um conselho básico de uma cozinheira muito experiente (como vocês podem ver...): verifiquem todos os ingredientes, antes de começar a fazer a receita!!!

Ou melhor ainda: substitua os itens básicos usados na cozinha quando estiverem vencidos.

Bem, o estrago não foi tão grande, pois meu marido estava vindo para casa, então pedi a ele que comprasse.

O único problema, foi que acabei me atrasando, e na pressa, quase levo o bolo sem terminar de assar.

Na pressa também, acabei abrindo o forno antes da hora, aumentei a temperatura do forno para assar mais depressa e ainda queimei o dedo.

Olha, nem com tudo isso, consegui estragar o bolo.

Então, pode crer: esse bolo é mágico!

Pode fazer que dará certo e ele ficará fofinho!!!

Meu bolo fez muito sucesso.

Todos gostaram e até me pediram a receita...então, resolvi compartilhá-lha com vocês.

Bom, chega de blá blá blá e vamos para o que interessa:

A RECEITA DO MEU BOLO DE IOGURTE:

Ingredientes:


  • 1 copo de iogurte natural (eu uso o desnatado mesmo);
  • 4 ovos;
  • 1 xícara de óleo;
  • 2 xícaras de farinha (eu usei a integral);
  • 1 colher de sopa de fermento químico;
  • 2 xícaras de açucar (pode ser o mascavo se referir algo mais natural);
  • Nozes, amendôas e s/ou castanha do Pará picadas (a gosto);
  • Canela em pó para cobrir o bolo (dá um sabor especial e faz toda a diferença).
Modo de fazer:

Ligue e aqueça o forno.

Coloque no liquidificador as frutas secas de sua preferência e um pouco de farinha de trigo e aperte a tecla pulsar até que elas fiquem picadas.

Coloque esses ingredientes numa tigela e reserve.

Bata agora, no liquidificador o iogurte, os ovos e o óleo até que a mistura fique homogênea.

Coloque os demais ingredientes na mesma forma das frutas secas.

Acrescente os ingredientes batidos no liquidificador e misture bem até incorporar todos os itens.

Unte forma média, ou se preferir de buraco no meio, com margarina e polvilhe com farinha,  

Coloque a massa na assadeira e asse por aproximadamente 30 min em forno de 200º.

Retire do forno, e polvilhe canela em pó sobre a massa.

Pronto!!

Viu que fácil?  E rápido.. ??e pode apostar, delicioso! E deu certo, apesar de tudo!!!!

E acabou rapidinho...

Talvez seja melhor você fazer duas receitas se tiver mais pessoas para comer...por que elas vão comer, e vão repetir, pois ficará muito bom também...

Quando cheguei em casa, com a assadeira vazia, resolvi fazer outra receita, pois a minha família não havia provado essa delícia.

E desta vez, foi muito mais rápido e sem imprevistos...

Bom, por hora é só.

Espero que gostem.

Beijos e até a próxima!





4 comentários:

  1. Salvou minha vida. Amanhã tenho um encontro pela manhã de um grupo para estudos da antroposofia e me pediram para contribuir com o lanche. Resolvi fazer um bolo de liqüidificador de milho que, apesar de gostoso, ficou com um péssimo aspecto pois ficou todo quebrado. Então lancei no Google os ingredientes que eu tinha: iogurte farinha integral. Coloquei amêndoas que eu também tinha e meu bolo está lindo e cheiroso. É a 1ª vez que participou do grupo, não conheço ninguém e espero poder surpreender. Amanhã eu conto como ficou. Obrigada! Monica Taulois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Mónica, obrigada por seu comentário. É muito bom saber que podemos ajudar as pessoas de várias formas, inclusive compartilhando experiências e informações.
      Fico muio feliz com isso.
      Se puder, me diga o que acharam do bolo...
      Beijos.

      Excluir
  2. Fiz o bolo hoje e adorei.
    Apenas diminui o açúcar e fiz apenas com uma xícara. Usei apenas farinha integral mesmo e iogurte desnatado.
    Ficou super fofinho, adorei.
    Obrigada pela dica, bolo gostoso e saudável.

    ResponderExcluir

Compartilhe com os leitores as receitas que já experimentou.
Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões!
Obrigada.

OBRIGADA POR SUA VISITA

A maioria das receitas culinárias publicadas aqui, que foram retirados de revistas e jornais de meu acervo pessoal.

Outras receitas foram herdadas de minha mãe, a Zeza, conhecida por ser uma cozinheira de "mão cheia".

Mas também tem receitas que aprendi com amigos, familiares, tvs, etc.

As receitas estão separadas por categorias, para seja mais fácil localizá-las.

Para visualizar melhor as receitas, basta clicar na imagem que será ampliada.

Espero que gostem, mas comentários e sugestões são muito bem-vindos.

Estou aguardando...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...